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Os procedimentos de auditoria são divididos em três fases: Planejamento, execução e o relatório. Contudo podemos considerar também o acréscimo de mais um último procedimento chamado de acompanhamento ou ainda, monitoramento.
O desenvolvimento dessas etapas seguem a respectiva ordem mencionada. É importante ter isso em mente, muitas questões de concursos costumam cobrar dessa forma.
O Planejamento
O planejamento de auditoria é a primeira etapa, nela é desenvolvido e documentado o plano de um trabalho específico. Se estabelece o escopo, prazos e alocação de recursos necessários para se concretizar o trabalho, além de desenvolver os procedimentos planejados, sendo eles de: Avaliação de riscos, procedimentos adicionais, no nível da afirmação e outros tipos de procedimentos. Não é uma fase isolada, nem estanque, mas sim um processo contínuo e interativo. Vai da conclusão da auditoria anterior até o fechamento da auditoria atual, devendo o auditor atualizar e alterar a estratégia Global e os Planos de Auditoria sempre que necessário no curso de Auditoria, conforme a NBC TA 300.
- Estratégia Global: consiste numa visão mais ampla do trabalho, definindo as características do trabalho para definir seu alcance, objetivos do relatório, fatores significativos, resultado de atividades preliminares, definindo a natureza, época e extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho, como também a definição e extensão que orientarão o desenvolvimento do Plano de Auditoria.
- Plano de auditoria: Se trata de uma visão mais restrita e detalhada dos temas identificados na estratégia global, cuja a finalidade é definir a natureza, época e extensão dos procedimentos que serão realizados pelos membros da equipe de auditoria.
Não só a estratégia global, o plano de auditoria devem ser documentados, as eventuais alterações significativas e as razões que geraram tais modificações durante a auditoria devem ser também documentadas.
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